Conteúdo para avaliação de alunos 2014


O nome Capoeira tem várias prováveis origens: A principal é da língua Tupi – caá-puêra (mato que foi): mato que nasceu em lugar da mata virgem que se derrubou; vegetação que surge após a roça que foi abandonada deu origem a capuêira e depois a capoeira. Mato este onde surgiram os negros que agrediam com golpes de pés, cabeçadas, tapas, etc... Daí serem chamados de “negros capoeiros”.

Vicente Ferreira Pastinha – Mestre Pastinha. Mestre mais importante da Capoeira Angola. Aprendeu esse estilo de capoeira com Benedito, um africano que conheceu. Nasceu em 05 de abril de 1889 em Salvador, Bahia e morreu na mesma cidade no dia 13 de novembro de 1981.

Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba. Criador da Luta Regional Baiana, a Capoeira Regional. Nasceu em Salvador, Bahia no dia 23 de Novembro de 1900 e morreu no dia 05 de fevereiro de 1974 na cidade de Goiânia, Goiás. Mestre Bimba criou 7 toques, conhecidos como os 7 toques da Regional. São eles: São Bento Grande Regional (também conhecido como São Bento Grande de Bimba), Banguela (ou benguela como muitos conhecem), IúnaAmazonasCavalariaSanta Maria e Idalina.

Waldemar Rodrigues da Paixão - Mestre Waldemar, foi o primeiro capoeirista a pintar um berimbau.

Associação de Capoeira Beira Mar, fundada em 06 de junho de 1987 na cidade de São Gonçalo – Rio de Janeiro, por José César da Silva, Mestre César.

A Equipe Contra-Mestre Pinguim entrou oficialmente na Beira Mar, no dia 15 de julho de 2006, na cidade de Cordeiro-RJ, em um evento do Contra-Mestre Boleba. Foi quando Contra-Mestre Pinguim, na época, professor, pegou o cordel de adaptação.

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.
Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro, chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação.

Boa Sorte!!!


Conteúdo para avaliação de alunos 2014 Conteúdo para avaliação de alunos 2014 Reviewed by Paula Lopes on 17:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.