Capoeirista representa Rio no Programa "The Ultimate Fighter Brasil"



Mestre Pé de Chumbo, como é conhecido no mundo da capoeira, é grande conhecido, do núcleo de Contra-Mestre Pinguim, por ter as mesma raíz do responsável pela Beira Mar no interior de Minas e Rio: Mestre Batata, da Associação de Capoeira Ganga Zumbi de Teresópolis-RJ
 Hoje, Mestre Pé de Chumbo, será o representante do Rio no Programa "The Ultimate Fighter Brasil", após vencer a eliminatória contra Giba Galvão.
Confira a reportagem do Jornal Extra sobre Mestre Pé de Chumbo:




Após a primeira eliminatória do "The Ultimate Fighter Brasil — Em busca de campeões", o Rio de Janeiro se garantiu na disputa. Por decisão unânime dos árbitros, o peso médio Delson "Pé de Chumbo" Heleno venceu o catarinense Giba Galvão e irá concentrar sozinho a responsabilidade de representar o estado. Entre os 16 felizardos que confirmaram presença no reality show, ele é o único atleta fluminense.
Nascido no bairro da Granja Guarani, em Teresópolis, há 34 anos, Pé de Chumbo pode ser considerado um lutador de nascença. Praticante de capoeira desde a infância, migrou para o jiu-jítsu em 1996, mas sua luta diária começou muito antes.
De origem humilde, estudou apenas até a quarta série do ensino fundamental. Para complementar o orçamento familiar, passou a trabalhar como "faz-tudo" em um sacolão da cidade. Carregava caixas de frutas e limpava o chão para financiar o sonho de um dia se tornar um lutador profissional.
— Ele se esforçou muito para receber a faixa preta de jiu-jítsu. Quando chegou para ter a primeira aula com o Bitta (Adilson Lima, primeiro treinador), já sabia o que queria. O Pé de Chumbo sempre foi muito determinado — contou Aldiney Lima, amigo do lutador e companheiro de treinamentos.
Para um desavisado, o apelido Pé de Chumbo poderia indicar uma pessoa bruta. De acordo com Aldiney, no entanto, estas características ficam restritas apenas aos octógonos espalhados pelo mundo.
— Ele é um cara simpático, principalmente com a mulherada. Sujeito namorador e gente boa toda a vida. Parece até político, já que fala com todo mundo na rua — brincou o amigo.
Campeão mundial de jiu-jítsu
Pouca gente sabe, mas a trajetória de Pé de Chumbo no mundo das artes marciais mistas (MMA) começou muito antes de sua entrada no TUF. Campeão mundial de jiu-jítsu, em 2002, o lutador já venceu, em 2007, o americano Jake Ellenberger, atualmente um dos principais nomes dos pesos médio do UFC.
— Especialista em jiu-jítsu e capoeira, o Delson é bom também em muay thai e wrestling (luta olímpica). Um cara de muita potência física e de coordenação motora invejável — explicou Clayton Mangueira, ex-treinador de wrestling do lutador.
Além da capacidade física e técnica de Pé de Chumbo, Mangueira vê no perfil de liderança do lutador uma das razões para ele ser um dos favoritos a conquistar o contrato com o UFC que está em jogo no reality show.
— O foco dele é sempre a luta de chão. É a casa dele. Quando ele fica por cima, batendo, é difícil de aguentar — avisou Mangueira.

Com certeza nossa torcida será por ele, para que mostre o valor de nossa arte quando arte marcial.
Boa Sorte Mestre Pé de Chumbo!!!

Nenhum comentário: