A Capoeira em Filmes Internacionais


Muitos filmes brasileiros sempre exploram o universo da capoeira, mesmo que sutilmente. Mas hoje, estamos falando dos filmes estrangeiros. Pesquisando, achei muitos, mas vou postar apenas alguns. Primeiramente, temos que falar de “Esporte Sangrento” (Only the Stong - 1993). Estrelado por Mark Dacascos, o filme é um pouco tosco,
mas de grande importância para a visão da capoeira no mundo; Mais tosco, eu achei a capoeira que tentaram retratar em “Bem Vindo á Selva” (The Rundown- 2003) em uma cena com The Rock; Em 2004 dois grandes filmes já retrataram a capoeira de forma muito elegante, com cenas lindas individuais, de Halle Berry e Vicente Cassel, na minha opinião: “Mulher Gato” (CatWoman) e “Doze Homens e Outro Segredo” (Ocean’s Twelve). Retratando a capoeira luta, o filme “O Protetor” (The Protector – 2005) também conhecido como “Ong Bak 2” tem uma das melhores cenas com direito a água e fogo complementando o cenário da luta de Tony Jaa e Lateef Crowder dos Santos. Pulando pra 2010 temos 3 filmes: “Tekken The Movie” também com Lateef  Crowder dos Santos na pele de Eddy Gordo, personagem do game, que começou com Mestre Marcelo Caveirinha; Lateef ainda aparece como o capoeirista Rodrigo Silva em “O Imbatível ou O Lutador III – Redenção” (Undisputed III – Redemption) e por último, o filme que me inspirou a fazer este post e o vídeo: “Ela Dança eu Danço 3” (Step up 3). Gostei da cena em que Luke (Rick Malambri) e Natalie (Sharni Vinson) estão jogando capoeira, treinando para uma grande disputa de dança de rua. Confiram o vídeo que fiz com algumas dessas cenas. Dêem opinião e sugestões!!!


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO JORNAL DO CAPOEIRA 




ASSISTA AO VÍDEO COM ALGUMAS DESSAS CENAS:




5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paula, td bom?
Gostei deste post sobre a relação capoeira e cinema. Inclusive, sou pesquisador da UFES (mestrado) e estou trabalhando justamente com essa relação da nossa arte com o cinema brasileiro e estrangeiro.
Li aqui que vc pesquisou outros filmes. Posso pedir a sua ajuda? Gostaria que vc relaciona-se para mim estes outros filmes achados por vc, tanto brasileiro quanto estrangeiro. Quem sabe vc achou algum filme que eu ainda não tenha visto para incluir no meu estudo? rsrsrsrs
Até o momento achei 18 filmes internacionais e 7 brasileiros.
Se vc puder me ajudar, fico agradecido. Quando a pesquisa estiver pronta, lhe mando uma versão.

Um abraço,
Professor Museu
A.I.C. - ES
http://professor-museu.blogspot.com

Anônimo disse...

Ah vey o unico que fala da capoeira é o esporte sangrento , pode até rolar uns golpes , tipo meia- lua de compasso , mias não fala ke eé capoeira no filme .

ACBM | Monitora Paula Lopes disse...

Não fala no filme, mas um capoeirista reconhece a arte que pratica. O texto que escrevi não foram palavras jogadas ao vento. Pesquisei muito antes de escrever, e foram comprovadas por atores e diretores se tratar sim da capoeira. O título do Post é "A Capoeira em Filmes Internacionais" e não "Filmes Internacionais Sobre a Capoeira". Obrigada pela visita.

Contramestre Pinguim disse...

Parabéns pelas 10 mil visitas.

GRADUADA DEDINHO disse...

inceramente achei esse video muito show! que bom que cada vez mais nossa linda e amada arte, luta e esporte ganha divulgação! a capoeira ta ganhando o valor que ela merece!